quinta-feira, maio 24, 2012

:: Tudo pronto ::

Tudo pronto para as férias.

(Inclusive a mala entupida com roupas e casacos cuja probabilidade de serem usados será mínima. É um erro clássico, que eu insisto em cometer, mas um dia ainda aprendo a me desapegar de tanta roupa e da ansiedade de querer advinhar e controlar o incontrolável).

Enfim... Essas pequenas férias tem um significado especial na minha vida. Tem um "quê" de positividade e de liberdade que eu não consigo resumir em palavras.

Na verdade estávamos programando a pausa para setembro, quando iríamos assistir ao US Open nos Estados Unidos e assim realizar um grande sonho do maridão.

Mas, como "casamento é um relacionamento a dois onde uma pessoa decide e a outra é o marido" (rs!) eu uma colega conseguimos convencer que grand slam por grand slam Paris seria muito mais interessante do que Nova York.

É ou não é o sonho de toda mulher viver de amor em Paris? (Tá bom, tá bom... Eu dispensaria até Paris para viver só de amor, o trocadilho foi só para criar o clima!)

O imaginário de sonhos já está garantido, mas, como tenho insuficiência renal terminal nada é tão fácil na minha vida. Para uma viagem como essa tenho que mover meus mundos e os inevitáveis fundo$ para garantir a manutenção da terapia fora do meu domicílio.

Dá trabalho, mas eu insisto!

Parte do trabalho fica a cargo do SUS (sim, é o SUS que funciona!) que, através de um convênio com as empresas especializadas em biomedicina, se encarrega de entregar nos hoteis indicados por mim toda a parafernália utilizada na diálise: soluções dialíticas, conjunto de fios, cápsulas desinfectantes, máscaras etc.

(Se eu estivesse fazendo hemodiálise e não diálise peritonial  - num outro momento posso explicar a diferença entre os procedimentos - o SUS, através de convênios, também me daria a opção de frequentar hospitais no exterior para realização do procedimento).

Parte do trabalho fica comigo pois tenho que levar o meu equipamento de diálise (também cedido em comodato pelo SUS) e me adequar as limitações normais do tratamento.
Isso, aliás, é uma coisa que eu faço questão de frisar: a diálise é um fato limitante na minha vida, mas não necessariamente sofrido.
Momentos críticos  acontecem, mas por razões específicas que não vem ao caso. O essencial é que  não é uma constante, tanto que quase ninguém fora do meu círculo familiar e de amizade sabe que eu sou renal. Minha médica vive dizendo que não sabe se isso é bom ou ruim...

Já tive a oportunidade de viajar para o exterior depois que iniciei a terapia e, fora problemas com a calibração das balanças da máquina e um estress desagradável com a companhia aérea, posso dizer tudo correu bem.

Também preciso agir com consciência em relação a medicação, horários, esforço físico e alimentação para que o sonho não vire um pesadelo, pois de aperto em viagem já estou escaldada.

Como disse antes, não é fácil, mas eu insito e conto com o apoio fundamental de pessoas especiais como meus pais, meu maridão lindo, família e amigos sempre positivos na minha vida.





Nenhum comentário: